quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tony Damito


Sempre lembrado por sua canção "Não Vá Embora", o cantor e compositor brasileiro, Tony Damito, teve seu primeiro compacto lançado em 1969, pela gravadora Caravelle. Em 1977, a musica "Não vá embora", entrou nas paradas de sucesso; e até hoje é conhecida do grande público. O disco que trazia essa canção chegou a alcançar a marca de 2 milhões de cópias vendidas.

Não vá emboraTony Damito

Tony Damito teve mais de 500 músicas gravadas por cantores, como: Chitaozinho e Xororó, Sérgio Reis, Joana, Tião carreiro e Pardinho, Altemar Dutra, Paulo Sérgio, Lourenço e Lourival, Waldick Soriano, Lindomar Castilho, Nalva Aguiar, Jacó e Jacozinho, Chico Rey e Paraná, Cascatinha e Inhana, Ângelo Máximo, Carmem Silva, As marcianas; entre outros.

 Gut Gut, Tony Damito

O programa humorístico Hermes e Renato, veiculado pela MTV Brasil de 1999 a 2009; e em uma segunda fase exibida durante 2013, utilizou a música Gut Gut de Tony Damito, como fundo musical na esquete "Jogo de Baralho", em 2000.


Tony Damito fez sucesso com canções, como: "Atenda o telefone", "Casaco de Pele", "Capela", "Toma juízo menina", "Onde anda Juliana", "Beleza não se põe na mesa", entre outras.

Atenda o telefone, Tony Damito

Toma juízo meninaTony Damito

Ídolo dos anos 80, com visita permanente na TV, Damito passou pelos programas do Chacrinha, Silvio Santos, Bolinha, Clube dos Artistas, Faustão, Gugu, Raul Gil, Carlos Aguiar, Ratinho, Globo de Ouro e outros. Gravou pela Caravelle, CBS e Copacabana. Recebeu premiações de discos de ouro, platina e diamantes, convites para shows e badalações.

Capela, composição de Tony Damito,
por Paulo Sérgio, participação de Chitãozinho e Xororó 

Em 1989 a Cantora Carmen Silva gravou Chorando na Estação, composição de Tony Damito e Miro Alves.


Tony Damito tornou-se evangélico, com sua vida inteiramente voltada à religião, passou a atuar em igrejas e eventos evangélicos. Nas palavras de Tony: "Deus tinha um propósito para minha vida. Permitiu que eu levasse um grande tropeço, cujo testemunho está sendo contado em livro, livreto e discos explicando o motivo da minha conversão". 


Ao tornar-se evangélico pentecostal, Tony Damito lançou em 2004 dois álbuns desse estilo, o primeiro foi "O Homem da Cruz"; e o segundo "Sodoma e Gomorra".




Tony Damito, faleceu em abril de 2004 na cidade de Camboriú no "Encontro dos Gideões Missionários da Ultima Hora". Residia na Cidade de Salto-SP, e deixou 3 filhos (na época com 9, 19 e 20 anos).

Em 2013, Sérgio Reis gravou a canção "Meu Lugar", de Tony Damito e Meirecler (nome artístico da cantora, compositora, poetisa e fotógrafa Mary Cleis), lançada no álbum Questão de Tempo (Radar Records).


CURIOSIDADES

Ringo Black & Kid Holiday, dupla misteriosa que lançou o LP "Eu te Amo Meu Sertão", em 1979, era formada por Tony Damito e Carlos César (da dupla Carlos César & Cristiano).



FONTE

WIKIPÉDIA

memória da MPB

Nenhum comentário: